26/03/2006

MELHORES INTERPRETAÇÕES SEGUNDO A "PREMIERE"

A revista "Premiere" americana de abril traz uma lista com as 100 maiores interpretações de todos os tempos. A ênfase está nos atores e atrizes de lingua inglesa. Os únicos "estrangeiros" que conseguiram quebrar a barreira foram Peter Lorre, Gong Li, Jeanne Moreau, Toshiro Mifune, Catherine Deneuve, Max Von Sydow, Liv Ullmann, Falconetti e Giuletta Masina.
Como toda lista, essa também se presta a polêmica, claro.
Mas vamos aos 10 melhores, segundo a revista:

10º) Robert De Niro como Jake La Motta (O Touro Indomável)
9º) Gene Wilder como Dr. Frederick Frankenstein (O Jovem Frankenstein)
8º) James Stewart como George Bailey II (A Felicidade Não Se Compra)
7º) Dustin Hoffman como "Ratso" Rizzo (Perdidos na Noite)
6º) James Cagney como George M. Cohan (A Canção da Vitória)
5º) Bette Davis como Margo Channing (A Malvada)
4º) Al Pacino como Sonny Wortzik (Um Dia de Cão)
3º) Meryl Streep como Sophie Zawistowska (A Escolha de Sofia)
2º) Marlon Brando como Terry Malloy (Sindicato de Ladrões)

1º) Peter O'Toole como T. E. Lawrence (Lawrence da Arábia)



E na minha modesta opinião:

10º) Darlene Glória como Geni (Toda Nudez Será Castigada)

9º) Marcello Mastroianni como Guido Anselmi (Oito e Meio)

8º) Burt Lancaster como Príncipe Don Fabrizio Salina (O Leopardo)

7º) Jeanne Moreau como Céléstine (Diário de uma Camareira)


6º) Takashi Shimura como Kanji Watanabe (Viver)



5º) Vivien Leigh como Blanche DuBois (Uma Rua Chamada Pecado)



4º) Katharine Hepburn como Rose Sayer; e

3°) Humphrey Bogart como Charlie Alnut (Uma Aventura na África)



2º) Gloria Swanson como Norma Desmond (Crepúsculo dos Deuses)



1º) Bette Davis como Margo Channing (A Malvada)

13 comentários:

Andrea Ormond disse...

Sergio, concordo mais com a sua lista e acrescentaria nela uns empates técnicos com a Giuletta Masina em "Noites de Cabíria" e a Louise Brooks no "Caixa de Pandora" junto com os dez que vc escolheu :) Beijos.

Anônimo disse...

Olá, Andréa! Puxa, como eu pude esquecer da maravilhosa Louise Brooks? Muito bem lembrado! Da Giulietta poderia entrar também a Gelsomina do "La Strada". A tentação de promover empates técnicos foi grande, mas desisti porque a lista ficaria imensa hehehe.
Mas pode colocar o Ethan Edwards do John Wayne ao lado da Vivien Leigh, e o Cody Jarrett do James Cagney ao lado da Darlene :)
Beijos!!!

Anônimo disse...

Gosto muito mais de sua lista do que da PREMIERE. Fiquei horrorizada com a ausência de Mastroianni na lista. Ainda bem que vc, sempre justo, pinçou uma das melhores interpretações dele. Mas, para mim, inesquecível foi ele em O BELO ANTONIO...
Beijos!

Anônimo disse...

Muito obrigado, Graciele! É um absurdo o Mastroianni não estar entre os 100. Adoro ele em "O Belo Antonio" e "A Noite", mas acho que o fato de ter revisto "Otto e mezzo" recentemente acabou influenciando na escolha.
Beijos!!!

Anônimo disse...

Deu vontade de fazer uma dessas, mas realmente, a sua lista, Sergio, é muito boa, não sei se melhor ou pior, mas muito boa. Na deles, curti a presença de Gene Wilde, por mais q. eu seja fã do cômico, jamais pensaria em colocá-lo numa lista assim. Enfim, acho q. vou fazer uma e 'postar' no mue blog, q. anda bem parado, obviamente, dando o crédito da origem da idéia.

Anônimo disse...

Fala, Edú! O legal dessas listas é que dificilmente haverá duas exatamente iguais hehe! A presença do Gene Wilder entre os 10 melhores foi a grande surpresa da lista. Mas continuo achando seu grande personagem o Willy Wonka. Isso mesmo, faça sua lista, estou curioso para saber quais os seus (suas) preferidos (as)!

Anônimo disse...

SÉRGIO. Essas listas de publicações norte-americanas são sempre tendenciosas e procuram só apontar artistas de língua inglesa. A sua lista pessoal está muito boa. A minha teria alguns outros bem mais alternativos. Mas listas são sempre um frisson tanto nas revistas como nos blogs. Parabéns pela iniciativa

Anônimo disse...

Fala Carrard!! Mas então disponibiliza esses nomes alternativos...

Anônimo disse...

Oi, Marcelo! Tem razão, para as publicações americanas a língua inglesa é a única que conta. Mesmo os estrangeiros da lista são atores que transitam ou transitaram por Hollywood, com exceção da Falconetti e da Giulietta. Obrigado pela visita!
E faço coro às palavras do Edú: disponibilize sua lista com os nomes alternativos!
Abraço!

Anônimo disse...

listas são complicadas pq sempre excluem alguém. mas ótima lista e filmes maravilhosos. poucos não vi. e darlene glória realmente arrasa em toda nudez. eu acrescentaria fernanda montenegro em central do brasil. e monica vitti em o eclipse do antonioni. ih, se começar nao páro mais. isabelle adjani em rainha margot. deneuve em belle de jour. simone spoladore em desmundo e lavoura arcaica. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Pedrita, muito obrigado! Os nomes que você citou são excelentes. Só mudaria os filmes em alguns casos: prefiro a Fernandona em "A Falecida" e a Isabelle em "Camille Claudel". Beijos!

Anônimo disse...

EU GOSTO DE LISTAS DOS MELHORES E DOS PIORES - em tudo. PARECE SER UMA COISA DO NOSSO MUNDO CAPITALISTA MESMO, E EU SIMPLESMENTE GOSTO e não vou me punir por isso. DIANTE DE UMA LISTA SINTO-ME PROVOCADO. CONCORDO COM A MARGO DE TUDO SOBRE EVA, MAS NA MINHA OPINIÃO NÃO PODEMOS ESQUECER FERNANDA MONTENEGRO EM "CENTRAL DO BRASIL" (ELA ESTÁ MELHOR DO QUE NUNCA) E, POR INCRIVEL QUE PAREÇA, FALTAM: BETTE FARIAS, QUE, NA MINHA OPINIÃO ESTÁ MARAVILHOSA EM "A ESTRELA SOBRE" E ZEZÉ MOTTA POR "XICA DA SILVA" OU "ANJOS DA NOITE". AH1 MEU DEUS! COMO SÃO DIFICEIS AS LISTAS! AINDA TEM TANTA ESTRELA E ASTRO DE QUALIDADE NESSE NOSSO BRASIL! ELES E ELAS FACILITAM-NOS ESCAPAR DA LOUCURA QUE É A REALIDADE - SE BEM QUE ESSA ÚTLIMA ANDA IMBRICADA COM A FICÇÃO.- Hiran Pinel

Anônimo disse...

Fala, Hiran!
Sim, a Fernanda Montenegro está ótima no Central do Brasil, mas acho ela melhor ainda em "A Falecida", do Leon Hirszman, baseado em Nelson Rodrigues. Faz muito tempo que vi "Estrela Sobe", preciso rever, e a Zezé Motta é maravilhosa sempre, mesmo numa pequena ponta.
Infelizmente a lista tem apenas 10 nomes! Concordo c/ vc, compilar essas listas é prazeroso mas muiiiiiiiito difícil hehehe!
E acho que a função da arte é essa mesmo, não? Ajudar a tornar nossas vidas mais suportáveis :)
Obrigado pela visita e pelo comment, Hiran. Volte sempre! Abraço.

Pesquisa do Blog